Uma das perguntas que os pais mais fazem é: quanto tempo vive o piolho. Afinal, se souberem a esperança média de vida do piolho podem ter alguns cuidados para proporcionarem uma estadia mais curta a estas visitas!
Os piolhos para sobreviverem precisam de um hospedeiro, sendo que o tempo médio de vida útil do piolho num hospedeiro (cabeça humana) é cerca de 30 dias.
Quanto tempo sobrevivem os piolhos fora das cabeças?
Os piolhos podem viver até 30 dias num hospedeiro humano. Para sobreviver os piolhos necessitam de alimentar de sangue humano e normalmente depositam seus ovos (conhecidos como lêndeas) perto do couro cabeludo, onde a temperatura é quente o suficiente para chocarem.
Quando caem noutra cabeça têm sangue para alimentar, logo sobrevivem, se cairem num objecto da casa (sofá, chapéu, etc...) e não têm oportunidade de passar para uma cabeça humana, tendo uma esperança média de vida de 24 horas.
Quanto tempo sobrevivem as lêndeas fora das cabeças?
As lêndeas podem sobreviver fora de um hospedeiro humano por um curto período de tempo, mas não são capazes de eclodir em piolhos viáveis sem o calor e a humidade fornecidos pelo couro cabeludo humano.
Noutras palavras, os ovos de piolho que caem do cabelo (muito improvável, pois estão colados ao cabelo) não são viáveis).
É importante tratar os piolhos assim que eles são descobertos para evitar que outras pessoas também apanhem!
Importante reforçar a maioria das vezes apanha-se piolhos por contacto directo de cabeça com cabeça (desde que uma tenha piolhos) e não através de objectos.
De qualquer forma todo o cuidado é pouco, por isso a necessidade após um tratamento de piolhos: mudar lençóis, toalhas, aspirar sofás e limpar e guardar objectos (escovas, elasticos, etc..)
Em caso de dúvida fale com a Happy Heads Clinic podemos ajudar em esclarecer todas as suas dúvidas!
Comments